quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lei da Palmada

A pergunta que fica é: Pode a Lei da Palmada Ferir a autoridade da Familia?






Projeto que cria 'Lei da Palmada' divide opiniões de pais em Goiânia


Proposta proíbe os castigos corporais em crianças e adolescentes.

Para a OAB-GO, a lei pode ser mais uma que vai ficar apenas no papel.

A proposta que proíbe os castigos corporais em crianças e adolescentes, a chamada Lei da Palmada, está prevista para ser votada nesta quarta-feira (14), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mas, a lei é bastante polêmica e divide opiniões.




Para muitos pais, as travessuras são corrigidas com palmadas ou beliscões. Pela lei, quem for pego com estas atitudes pode ser levado para um programa de orientação psicológica, ganhar uma advertência ou mesmo perder a guarda dos filhos. Os pais ficam confusos quanto à aceitação da lei.



“Eu já tive quatro filhos e tenho três netos. Eles nunca foram espancados, mas umas palmadinhas de vez em quando são necessárias”, diz a aposentada Mirtes Couto de Oliveira.




Do outro lado, tem gente que aprova a medida. “Eu concordo com a aprovação da lei, porque eu percebo que os pais estão cada vez mais violentos e nervosos com seus filhos,” observa o autônomo Feliciano Neiva de Sousa.



Para a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), a lei pode ser mais uma que vai ficar apenas no papel. “Quem irá fiscalizar a ocorrência de uma palmada ou um beliscão em uma criança dentro da sua casa, e como o aplicador da lei irá verificar se houve realmente a agressão”, questiona o presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB, Otávio Alves forte.



A psicopedagoga Nádia Yamaguchi trabalha com crianças há 11 anos e diz que ser firme na correção pode dar bons resultados. “Se constantemente você explica para a criança o que ela pode fazer ou não, se você é firme e dá exemplos é muito mais importante do que uma palmada em si.”




Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/12/projeto-que-cria-lei-da-palmada-divide-opinioes-de-pais-em-goiania.html

Nenhum comentário: