quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BULLYING - ORIGEM EM CASA?

Pesquisa realizada pela Unisinos liga bullying à relação com os pais


Estudo mostra que conduta no ambiente escolar está vinculado ao tratamento no lar


Ao investigar o bullying na pré-adolescência, pesquisadoras da Unisinos descobriram uma relação entre a violência no ambiente escolar e o comportamento dos pais.



O estudo apontou que há mais chances de uma criança ou adolescente ser vítima ou agressora quando seus pais são autoritários, punitivos ou distantes dos filhos.



A pesquisa foi feita com 221 crianças e adolescentes entre nove e 14 anos, estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, ao longo deste ano.



Conforme a doutora em Psicologia Carolina Lisboa, orientadora do estudo apresentado na dissertação de mestrado da psicóloga Bruna Land, a investigação acadêmica revelou que a forma com que os pais educam seus filhos em casa tem relação com o envolvimento das crianças em casos de bullying.



Defendida no dia 25 outubro, a dissertação aponta que crianças que percebem seus pais como pessoas não autoritárias, que negociam e têm bom diálogo com filhos, mostraram-se mais sociáveis do que as crianças que percebem seus pais com estilo negativo.



E mais: crianças cujos pais não são autoritários tampouco permissivos são aquelas que têm menos chances de serem vítimas de bullying.




fonte:  Zero Hora desta quarta-feira 14/12/2011

Nenhum comentário: