quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Internacional da Paz! 21 de setembro.

"Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” 
Pv 16.32

No livro Temperamentos Transformados, o autor Tim LaHaye ensinar que cada um possui um temperamento que predomina até ser submetido a uma situação de estresse, neste momento passamos a agir de acordo com outro temperamento que muitas vezes é o oposto do primeiro.

O autor também mostrar a necessidade de conhecer e aprender a respeitar as pessoas como elas são.



Precisamos entender a importância canalizar as qualidades e defeitos de nossos temperamentos para ser usado de maneira positiva por Deus.



O que acontece muitas vezes é que temos ciência de quais temperamentos predominam e em quais situações são revelados, porém fazemos uso deste conhecimento para justificar ações não condizentes com uma ação Cristã. Sabe aquela pergunta: "O que Jesus faria se estivesse em meu lugar?" esta pergunta não tem sido feita por nós antes de nossas decisões diárias.



Algo que aprendi e quero compartilhar é que: "o uso de nosso temperamento como justificativa para nossas ações e falha de Caráter"

Exemplo: Se sei que em situações de estresse meu temperamento predominante é o "Colérico", não posso sair dizendo tudo que me da vontade, ofender pessoas, machuca -lás com palavras e depois justificar dizendo "eu são assim mesmo não tenho papas na língua" .



Sabe o que nos Falta? entender duas palavrinhas que ouvimos muito e entendemos pouco.



Ouvimos falar com frequência a expressão "domínio próprio" . Mas o que é quer dizer afinal tal expressão? Domínio próprio é um dos frutos do Espírito Santo Citados em Gálatas.





Independentemente dos temperamentos que temos, e qual predomina e em que situação, todos precisamos de domínio próprio, pois todos os temperamentos possuem qualidades e defeitos. As qualidades devem ser mantidas e os defeitos controlados ou como diz Tim LaHaye, transformados.

Um comentário:

Elina santos disse...

Quero ler esse livro, e é uma das coisas que é o mais difícil se não submeter o temperamento ao Espírito santo como está escrito faz parte do fruto do espirito o domínio próprio tenho também o livro mulher guiada pelo Espírito fala dos três temperamentos muito bom.