terça-feira, 23 de agosto de 2011

Parabéns, Cabral !!!


Hoje Meu querido amigo e Pastor, Paulo Fernando Cabral, esta de aniversário..

então em homenagem a ele e para alegria dos leitores deste blog, segue abaixo um artigo escrito por ele, publicado no Jornal Zero Hora, 11 de outubro de 2010.

Mistura necessária, por Paulo Fernando Cabral*


"Em atenção ao editorial da Zero Hora do dia 10 de outubro de 2010, onde o jornal manifesta sua preocupação com a inserção de temas religiosos na campanha eleitoral, desejo contribuir com esse debate oferecendo algumas reflexões sobre esse tema que tem pautado debates tanto na imprensa, quanto na internet e em outros fóruns.

Fico feliz em fazer parte de um país onde o Estado é laico. Porém, precisamos diferenciar o que é Estado e o que é nação. O Estado é laico, mas a nação é religiosa. O Estado é um ente político-jurídico, enquanto a sociedade tem uma história, cultura e valores. Isto antropologicamente é denominado nação. Detectar que os eleitores querem a expressão das suas crenças e valores é entender que existe uma nação pulsante dentro do Estado.

O Estado precisa ser governado a partir de uma visão laica, entretanto não pode ser construído e legislado sem os fundamentos e valores de sua nação. O Ocidente, historicamente, foi construído em cima de uma tradição judaico-cristã. É dessa tradição que nasceram as bases da nossa ética e moral. Somos um povo com história e influências judaico-cristãs, elas não estão apenas em nossa religião, mas também em nossa cultura e identidade.

Quando os arautos do laicismo defendem que não podemos ter símbolos religiosos em escolas e repartições públicas, que não devemos levar temas como aborto, casamento de homossexuais e liberdade religiosa para as campanhas eleitorais, estão pensando o Brasil apenas na sua perspectiva secularista, o que não combina com nossa nação.

Somos um país que acolhemos com respeito e generosidade pessoas de outras tradições religiosas, porém, que fique claro, que nossa história, nossa identidade e nossos princípios não são laicos e nem seculares, pelo contrário, trazemos conosco uma tradição judaico-cristã, que move nosso povo, que caracteriza nossa nação.

Estado e nação são conceitos diferentes. Mas que não estão separados e não podem estar dissociados. Eles caminham juntos e dialogam entre si. O próximo presidente será o Chefe do Estado brasileiro, mas também o líder da nossa nação.
Nossa identidade e nossos princípios não são laicos e nem seculares"

*Pastor e professor de Teologia
www.zerohora.com


Igreja Batista do Passo D’areia
Rua Ariovaldo Pinheiro, 24 – Passo D’areia
Porto Alegre / RS
(51) 3361-1003 - passodareia@gmail.com

Nenhum comentário: