sábado, 6 de agosto de 2011

Dia Nacional da Saúde...

5 de agosto: dia nacional da saúde.


 5% das mortes em nosso país são decorrentes de doenças infecciosas, mas em 1930 esse número chegava a 50%, e essa proporção deveria ser ainda maior no século 19, antes de Osvaldo Cruz. No dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao dia do nascimento desse grande médico, cientista, epidemiologista, sanitarista, gestor público

Oswaldo Cruz é um dos maiores pilares da história da saúde no Brasil. Na sua luta patriótica pela saúde, foi uma das mais fortes lideranças no avanço da política sanitária impulsionando definitivamente o progresso do país. Na pesquisa sobre percepção pública de ciência e tecnologia em nosso país, conduzida em 2010, Oswaldo Cruz foi o cientista mais lembrado pelos entrevistados. É indiscutivelmente um herói nacional. Morreu em 1917 aos 44 anos.


Voltando ao conceito de saúde.

Em 1948, a Organização Mundial de Saúde (OMS) formulou uma definição de saúde bem arrojada para a época e que é válida até os dias de hoje: saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença. Já nessa época, o conceito já era alvo de muitas críticas, mas mesmo assim ele nunca foi adaptado pela OMS.



" Ser da área da saúde significa ter imensa responsabilidade com pouca autoridade.

Entrar na vida das pessoas e fazer a diferença. Significa ver as pessoas no seu pior e melhor momento, ver a vida começar, terminar e tudo que acontece no meio.

Você presencia a capacidade das pessoas para o amor,coragem e resistência."



Uma palavra de Agradecimento aos atuais e futuros profissionais da saúde:



Quando nascemos, recebemos diferentes missões,

A sua missão é de salvar vidas!

Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança.

Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso.

Por isso, você por meio do dom que Deus lhe deu, opera milagres.

Obrigada por se permitir ser um instrumento de Deus em nossas vidas.


Nenhum comentário: