quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uma linda história de amizade...

"Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jonatas?” Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: “Você e Ziba?” “Sou teu servo”, respondeu ele.




Perguntou-lhe Davi: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?” Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jonatas, aleijado dos pés”. “Onde está ele?”, perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”.

Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. Quando Mefibosete, filho de Jonatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra. “Mefibosete?”, perguntou Davi. Ele respondeu: “Sim, sou teu servo”.

“Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jonatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa.” Mefibosete prostrou-se e disse: “Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu?”

Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: “Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. – Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa”. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos.

Então Ziba disse ao rei: “O teu servo fará tudo o que o rei, meu senhor, ordenou”. Assim, Mefibosete passou a comer à mesa de Davi como se fosse um dos seus filhos. Mefibosete tinha um filho ainda jovem chamado Mica. E todos os que moravam na casa de Ziba tornaram-se servos de Mefibosete. Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.


Como é difícil sair da zona de rebaixamento! Tomemos como exemplo o Campeonato Brasileiro, vamos ver que mesmo os times considerados grandes ficarão numa sanfona, ou seja, num sai e volta para a chamada zona de rebaixamento. Às vezes, precisa-se ganhar muito mais partidas para sair de lá do lugar de tormento do que para cair lá novamente.

Nosso assunto de hoje é sobre a saída de Lo-Debar. Foi fácil Mefibosete cair lá, mas sair de lá, somente com a ajuda do rei Davi. A vida de Mefibosete é daquelas que podem ser chamadas humanamente de “desgraça pouca é bobagem”? Aos cinco anos de idade perde os pais e os avôs em guerra, ficando ele sozinho neste mundo. Mesmo sem os recursos que iria possuir, se vivos fossem seus ancestrais (seu avô, Saul, que era rei, e seu pai, Jonatas, que consequentemente era príncipe), sua ama decidiu criá-lo quando soube da morte de todos os seus antepassados.

Pegando-o no colo e correndo com ele, por medo de ser também atingida, ela o deixa cair e na queda Mefibosete quebra as duas pernas, ficando aleijado. Em sua época, pessoas sem bens materiais, viúvas, aleijadas, de doenças infecto-contagiosas, etc. eram condenadas a viver em Lo-Debar. Esta cidade era como se hoje poderia ser chamada de LSN? Lugar dos Sem Nada. Lo-Debar significa: Lugar nulo, sem alimento, lugar de miséria, terra sem pasto. Como pode um homem nascido num palácio ir parar ali? É muito infortúnio!

Mefibosete tornou-se adulto, teve um filho, mas continuou na miséria, em Lo-Debar. Certo dia foi lembrado. Seu pai, o príncipe Jonatas, havia feito bom plantio, chegou a hora da colheita. O rei Davi lembrou-se da amizade que desfrutava com o pai de Mefibosete e procurou saber se havia descendentes de Jonatas ainda vivos. Então lhe comunicaram que existia Mefibosete. O rei ordenou que lhe fosse trazido à presença o filho do amigo. Deu-lhe por herança o que de direito possuiria seu avô e mandou que Ziba, o eis servo daquele, tomasse conta e administrasse os bens, ora recebidos.

A Mefibosete, o rei determinou que passasse a viver com ele no palácio real. Mefibosete deve ter vivido sempre aguardando esse dia em que sairia de Lo-Debar, pois ali não era lugar de um príncipe. Você é príncipe, filho do soberano Deus, reinará com Jesus, então há de sair de Lo-Debar. Este não é seu lugar. Você precisa estar no topo, não na zona de rebaixamento.

Mefibosete saiu de Lo-Debar e foi para Jerusalém, de nulidade a celebridade. É isso que o rei Jesus vai fazer espiritualmente conosco. Vamos confiar e aguardar. A iniciativa foi de Davi, que disse a Ziba: Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. Você, seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comera sempre à minha mesa (V.9-10).

Aleluia! Além de receber de volta a herança, Mefibosete foi morar na casa do rei. Nós vamos receber tudo de volta e ainda vamos morar na casa de nosso Pai, como nos garante Jesus.

Contudo, é preciso quebrar as barreiras da mentalidade de Lo-Debar: desconfiança, medo, imagem negativa, de escravidão. Tudo isso permeava a cabeça dos moradores de Lo-Debar, principalmente a de Mefibosete. Ele tinha medo de Davi (V.6-7) e com certa razão. Seu avô, Saul, havia perseguido Davi a vida toda e tentou matá-lo várias vezes e agora Davi ocupa exatamente o trono do avô. Assim, Mefibosete se escondeu na “favela Lo-Debar”, talvez pensando nunca ser encontrado por Davi, com receio de que este, ao encontrá-lo, o mataria, por ser ele descendente de Saul.

Mefibosete tinha um complexo de inferioridade (V.8). Que coisa horrível é se sentir inferiorizado, com auto-imagem negativa, fazendo comparações pejorativas de si mesmo, de parentes próximos (cônjuges, filhos ou pais); olhar só para dentro de si e não para os horizontes, para onde estão as oportunidades!

O nome Mefibosete significa vergonha, e isso já era motivo de torná-lo um homem infeliz. Não somente isso, era um deficiente físico. Como se não bastasse, morava na casa de Maquir. Era dependente de favor. Era humilhado. Um aleijado sem nada. Sua mente estava focalizada nestes pontos negativos da vida.

Ele se achava não mais que um cão, e pior que isso, um cão morto. Não! Eu sou mais eu! E com o Senhor eu sou tudo! Eu posso tudo! Glória a Deus! Saia de Lo-Debar! Tire essa mentalidade de você! Deus o chama a Jerusalém celestial e você a desfrutará desde já.

Mefibosete possuía uma mentalidade de escravo e não de filho (V.11). Davi pretendia que Mefibosete fosse tratado como um filho seu e não como um escravo, para tanto o colocou para comer à sua própria mesa. Deus nos tira de Lo-Debar e nos faz assentar à Sua mesa. Ele nos oferece de Seu manjar. Tomemos posse de nossa herança!

Mefibosete venceu todo aquele pavor, quando fora à presença do rei acreditando que este tinha boas intenções para com ele. Tomou coragem e aceitou o convite. Jesus também convida você a sair de seu “Lo-Debar”. Venha hoje mesmo e O aceite como seu Senhor!

Davi é um tipo de Deus, e Jonatas um tipo de Jesus. Por isso, Davi, por amor a Jonatas, usa de benevolência com Mefibosete, e Deus, por amor a Jesus, nos recebe e nos tira de nossos “Lo-Debar”. Deus, em Cristo Jesus, nos tira da vergonha, da ansiedade, da miséria, do medo de recomeçar, do medo da violência urbana, rural, do medo de enfrentar as situações adversas. Basta que aceitemos o convite divino e digamos: Lo-Debar nunca mais! Amém!"

*Por  Daniel M. Wächter



A TODOS MEUS AMIGOS.... UM EXCELENTE DIA,

FELIZ DIA DO AMIGO!!!

Nenhum comentário: