quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Imama lança Outubro Rosa ...

Imama lança Outubro Rosa com iluminação especial na Praça da Matriz

Monumento a Júlio de Castilhos receberá tons de rosa até domingo



O Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) lançou na noite desta quinta-feira o Outubro Rosa, no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre. Na ocasião, o monumento em homenagem a Júlio de Castilhos que fica na Praça da Matriz, no centro da Capital, foi iluminado em tons de rosa, que é a cor da causa.



Até o final do mês, outros monumentos e prédios receberão luzes cor-de-rosa para relembrar a conscientização sobre o câncer de mama. Em outras cidades do Estado, como Cachoeira do Sul e Bento Gonçalves, alguns edifícios também receberão iluminação especial.



O movimento Outubro Rosa acontece paralelamente em diversos estados brasileiros, coordenado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O Outubro Rosa iniciou com uma ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que tomou proporções mundiais. Monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França, já foram iluminados pela causa.



Durante o movimento, será divulgada a campanha "Mamografia: Agora é Lei!", com o objetivo de tornar realidade o que promete a lei 11.664/2008, de 29 de abril de 2009, que garante o acesso à mamografia acima de 40.



- Infelizmente, no Brasil, metade das mulheres com mais de 50 anos nunca fizeram mamografia. É por elas e por tantas outras que tem a chance de chegar cedo e optar pela vida que precisamos lutar para que essa lei realmente saia do papel - disse a presidente do Imama, Maira Caleffi.



O instituto vai promover diversas atividades durante todo o mês. A programação completa está no site do Imama.

é importante fazermos este alerta no Rio Grande do Sul,
 em especial, na capital gaúcha,
uma vez que Porto Alegre lidera o ranking de incidências da doença, tendo mais que o dobro do número de casos que a média nacional-

- afirma a mastologista Maira Caleffi, presidente da entidada.



Fonte: ZEROHORA.COM

Nenhum comentário: