quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Guatemala

O que fazer? Se a falta de respeito tem tomado conta da “população”... Para coibir o assédio sexual, ônibus que só permitem mulheres fazem sucesso na Guatemala


Meninos de até sete anos de idade também podem usufruir dos coletivos

Para tentar pôr fim a um problema crônico no transporte público do país, a Guatemala decidiu radicalizar: a capital, Cidade da Guatemala, passou a contar com um serviço de ônibus só para mulheres.



De acordo com a Associação de Usuários do Transporte na Guatemala, das 1,5 mil reclamações recebidas anualmente relacionadas a abusos contra passageiros, mais de um terço envolve assédio sexual contra mulheres e meninas.



— As mulheres têm o direito de viajar em segurança, como determinado por lei. É uma vergonha que tenhamos sido obrigados a introduzir esse sistema, mas os homens não estavam respeitando as mulheres nos ônibus mistos – diz Luis Gomez, vice-presidente do sistema de transporte público da capital, o Transurbano.



O projeto surgiu a partir de um abaixo-assinado criado pela deputada Zury Ríos Montt com o objetivo de chamar a atenção para o problema. A frota de ônibus com a inscrição “Apenas para mulheres” recebeu muito apoio na cidade.



As passageiras dizem se sentir mais seguras e torcem para que o projeto se estenda, no futuro, para além dos horários de pico. Além das mulheres, estão autorizadas a entrar nos coletivos meninos com até sete anos de idade.

Aqui no Brasil Muitas mulheres aprovariam esta iniciativa da Guatemala... Para as mulheres que ainda dependem do transporte publico... E na maioria das vezes pagam passagem para "andar" de pé em um ônibus lotado, não seria ruim ter um ônibus exclusivo!



Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a3531663.xml

Nenhum comentário: